domingo, 19 de outubro de 2014

Mostra Filatélica de temática Científica em Óbidos

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra organizou na passada semana uma Mostra Filatélica de temática Científica com várias coleções relacionadas com as Ciências em geral, e com a Matemática em particular, durante o 7º Encontro Luso-brasileiro de História da Matemática, realizado em Óbidos de 15 a 19 de outubro.

Estiveram expostas as seguintes coleções: “A Matemática na Filatelia” e “História e Evolução da escrita” de Nuno Cardoso,  A Informática ao serviço da Sociedade - Educação e Jogos” de José Cura e “Carimbos comemorativos de ciências” da SFAAC.



Foi ainda apresentado um vídeo de selos do mundo sobre história da Matemática.

Durante o evento foi apresentado o site dos selos de Matemática: Philamat (http://philamat.blogspot.pt/) numa acção conjunta entre a Sociedade Portuguesa de Matemática, a British Society for the History of Mathematics e a Secção Filatélica da AAC.

O website, preparado pela SFAAC, apresenta a abordagem filatélica da história da Matemática no mundo, segundo a visão de Robin Wilson, presidente da British Society for the History of Mathematics e um renomado divulgador da matemática.




O evento teve um carimbo comemorativo dedicado ao matemático Sebastião e Silva quando se comemoraram 100 anos do seu nascimento, sendo disponibilizado pelos CTT um envelope postal especial e editado pela SFAAC um selo personalizado.



O carimbo tem por motivo os chamados “espaços de Silva”, base de um dos seus mais famosos trabalhos que definiu uma nova categoria de espaços localmente convexos.

Sem comentários:

Enviar um comentário