quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Plano Provisório de Emissões Filatélicas de Portugal para 2014


Foi divulgado a 1ª versão do plano de emissões filatélicas para 2014.

A cidade de Coimbra e a região estarão muito bem representadas filatelicamente em 2014, com destaque para: Joaquim Namorado (emissão Vultos da História e da Cultura); 150 Anos do Instituto Geofísico de Coimbra; 400 Anos da Publicação da "Peregrinação"de Fernão Mendes Pinto; Universidade de Coimbra (Alta e Sofia) (emissão: Patrimónios Portugueses Mundiais da UNESCO); Florbela Espanca.



Ainda não se conhece a calendarização destas emissões.

Eis o programa provisório, com algumas justificações para as escolhas:

  • Vultos da História e da Cultura Nacionais (conta apenas como uma Emissão)


- Centenários de nascimento:
João Hogan: Mestre de Gravadores e Pintor notável do século XX.
Joaquim Namorado: Poeta e Matemático. Estudante e professor na Universidade de Coimbra
António Dacosta: Poeta, pintor e crítico de arte;
Sebastião e Silva: Matemático
Maria Keil: pintora modernista portuguesa;

- Evocações:
Florbela Espanca: 120 anos do nascimento de uma das maiores poetisas portuguesas, autora de uma notável obra poética dedicada aos temas da feminilidade e do erotismo.
D. Frei Bartolomeu dos Mártires: 500 anos do nascimento do grande Arcebispo de Braga, figura central do Concílio de Trento. Beatificado em 2002 por João Paulo II.


  •  Datas da História (7 emissões)

- 40 Anos do 25 de Abril (com Livro associado).

-150 Anos do Instituto Geofísico de Coimbra - Primeiro observatório magnético português - e ainda o único. Primeiro barómetro absoluto na Península Ibérica; primeira estação sísmica portuguesa, em 1891; laboratório português reconhecido pela Agência Espacial Europeia, para a missão Mars Express, em 2003

- 400 Anos da Publicação da “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto

- 500 Anos da Embaixada ao Papa Leão X de D. Manuel I

- 500 Anos do Nascimento de Andreas Vesalius, o mais importante anatomista da era moderna, considerado o “Pai da Anatomia”. Os seus textos tiveram uma influência enorme em todas as escolas de medicina ocidentais até ao século XX. Os Correios Belgas concordaram em fazer uma Emissão Conjunta com Portugal sobre este Tema em 2014.

- 8 Séculos da Língua Portuguesa, evocando o 1º Testamento de D. Afonso II, em 1214. A Língua Portuguesa é falada por mais de duzentos milhões de habitantes, distribuídos por 8 países e Macau, situados em 4 continentes diferentes; é a língua mais falada no hemisfério sul, a 3ª língua europeia mais falada, a 4ª língua mais falada a nível mundial, a 6ª língua mais utilizada em negócios, a 3ª língua mais utilizada no Facebook e a 4ª no Twiter.

- 800 Anos do Notariado em Portugal - O Notariado é uma das mais velhas instituições de Portugal. Há mesmo quem diga que é anterior à fundação da nacionalidade, embora o primeiro documento tabeliónico referenciado sem margem para dúvidas date de 1214: uma carta de venda feita por Mendo Eanes, tabelião de Santarém.


  • Temáticas (5 emissões)

- A Rota das Catedrais 3ª e última série (com Livro associado)

- Jardins e Miradouros de Portugal (com Livro associado)

- Tapeçarias de Portalegre 1ª Série (com Livro associado)

- As Coleções do Instituto de Investigação Científica e Tropical (nome provisório) – 1ª Série ( A integrar num Livro posterior sobre “O Café em Portugal”) - O objetivo destas emissões será dar a conhecer o riquíssimo património albergado no IICT, com relevo para as suas coleções científicas e os preciosos documentos iconográficos do Arquivo Histórico Ultramarino.

- Grandes Prémios de Arquitetura Portugueses – Ribeiro Telles, Siza Vieira, Souto de Moura – Numa atividade onde Portugal se tem afirmado repetidamente como berço de excelência, propõe-se evocar os três grandes prémios da Arquitetura lusos: os dois prémios Priztker e o prémio Jellicoe (Arquitetura paisagística).


  •  Projeção Internacional (3 emissões)

- Campeonato do Mundo de Futebol (Brasil) - (só no caso de Portugal se qualificar).

- Ano Internacional da Cristalografia (ONU) – A Cristalografia é um ramo da ciência em desenvolvimento acelerado, que conta com 20 prémios Nobel atribuídos na área. O 1º foi atribuído a Max Von Laue em 1914, motivo que levou a UNESCO a declarar 2014 o Ano Internacional desta ciência. As aplicações mais importantes estão na Farmacologia, na Medicina e na Biologia (estrutura do ADN), mas também na Engenharia e na Eletrónica (super-condutores).

- Patrimónios Portugueses Mundiais da UNESCO:




  • Açores (1 emissão)

- Aviões que os Açores Conhecem



  • Madeira (1 emissão)

- 500 Anos da Diocese do Funchal



  • Protocoladas (2 emissões)


- Europa (Tema: Instrumentos Musicais tradicionais/nacionais) –

- Correio Escolar (Protocolo com o Plano Nacional de Leitura - Ministério da Educação e Ciência)



  • Etiquetas Automáticas (ATM)

1ª Emissão: - Ano Europeu do Cérebro (UNESCO)
2ª Emissão: - Ano Europeu da Reconciliação do Trabalho com a Vida Familiar (UNESCO)

Sem comentários:

Enviar um comentário