quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Livro: "As Estações dos Correios de Moçambique"

Irá ser lançada brevemente uma obra sobre a História Postal dos Correios de Moçambique intitulada: “As Estações dos Correios de Moçambique – 1875/1975 – Contributos para a sua História”, do autor Altino Silva Pinto.



Nessa obra são descritas todas as Estações dos Correios existentes nesse período, com indicação de variantes ortográficas, mudanças de nome ou de localização (se as houve), a localização geográfica da povoação onde se inseriam, bem como, ainda, outras características e acontecimentos relacionados que contribuem para uma melhor compreensão da evolução e identidade das Estações e da actividade dos Correios de Moçambique ao longo desse período.

Trata-se de uma monografia de pesquisa histórica com cerca de 450 páginas, encadernadas em capa dura, com 300 imagens de Estações dos Correios, de povoações, das ambulâncias postais e, também, de algumas peças filatélicas, escolhidas em função da raridade e especificidade das Estações e respectivos carimbos.

No texto de apresentação do livro, a Dr.ª Lídia Barros, Historiadora e antiga Directora da Biblioteca Ultramarina do Banco Nacional Ultramarino, refere que “O presente estudo abrange o período que se inicia com este primeiro sinal da actividade das Estações Postais de Moçambique - o carimbo - e prolonga-se até à independência – o que significa que cobre precisamente um século. Fruto de uma pesquisa histórica que o autor pretendeu exaustiva, apresenta-se um levantamento do historial das mais de 700 Estações dos Correios de Moçambique no período abrangido pelo estudo, com a indicação da legislação que as regulamentou, (...), movimento postal e outras indicações com elas relacionadas”.


O livro tem lançamentos previstos para dia 27 de Novembro pelas 17:30, no Palácio da Independência – Largo de S. Domingos nº 11, ao Rossio, em Lisboa (ao lado do Teatro D. Maria II), e no dia 8 de Dezembro, às 21:00 na Livraria “Traga Mundos”, na Rua Miguel Bombarda nº 24 em Vila Real.

Terá o preço de lançamento de 35 € e poderá depois ser encomendado nos seguintes endereços:
- Clube Filatélico de Portugal - R. Almirante Reis nº 70 - 5ºDtº, 1150/020 Lisboa - Telefone 218123936, Endereço Electrónico: cfportugal@mail.telepac.pt – (ao c/ de José Correia);
- Fundação Casa Museu Maurício Penha – Rua Fonte de baixo nº 5 -5070/367 Sanfins do Douro – Telefone 259686133 - Endereço Electrónico cmuseumpenha@mail.telepac.pt
- Livraria “Traga Mundos” - Rua Miguel Bombarda nº 24 /28 – 5000/625 Vila Real -Telefone 259103113 - Endereço Electrónico – traga.mundos1@gmail.com
- Filatelia do Chiado – Rua do Carmo nº 98 - Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário